Participação
1. Quem pode apresentar no ENAPOL?
R: Apenas discentes do Programa de Pós-Graduação em Linguística.
2. A apresentação no ENAPOL é obrigatória para todas as pessoas que sejam discentes no Programa?
R: Em 2025, a apresentação será optativa para os ingressantes a partir do 1º semestre de 2025 e para aqueles que tiverem depositado sua tese ou dissertação entre 26 de fevereiro e 26 de junho de 2025. Todas as demais pessoas discentes devem obrigatoriamente apresentar trabalho no evento, inclusive as que tiverem depositado a tese ou dissertação após 26 de junho de 2025.
3. Quem deve realizar comunicação oral e quem deve realizar comunicação oral reduzida?
R: Em 2025, não haverá comunicação oral reduzida. Todas as apresentações ocorrerão exclusivamente na modalidade comunicação oral.
4. É possível apresentar no ENAPOL depois de ter concluído o mestrado ou doutorado?
R: Sim, desde que o depósito da dissertação/tese tenha ocorrido há, no máximo, 180 dias antes do evento (ou seja, a partir de 26 de fevereiro de 2025).
5. Como proceder caso não seja possível participar do ENAPOL?
R: Deve-se enviar uma justificativa por escrito à coordenação do Programa, acompanhada de um relatório das atividades de pesquisa, até 22 de agosto de 2025, para o e-mail enapol.linguistica@usp.br.
6. Pessoas sem vínculo com o Programa podem participar como ouvintes?
R: Sim, basta realizar comparecer às apresentações e assinar a lista de presença. Ouvintes com frequência mínima de 75% de participação no evento recebem certificado.
7. Como proceder nos casos em que não seja possível participar presencialmente do evento ou o participante tenha faltado?
R: Nos casos de não comparecimento, será necessário apresentar uma justificativa e um Relatório de Atividades do Ano Acadêmico. A apresentação no ENAPOL substitui a entrega do relatório exigido pela CAPES ao Programa.
Ambos os documentos devem ser enviados até 27 de novembro de 2025 ao respectivo orientador, com cópia para a Coordenação da Pós-Graduação e para a Comissão Organizadora do ENAPOL.
Para a justificativa, basta um breve relato explicando o motivo da ausência. O relatório deverá ser enviado em formato .pdf e conter, no mínimo:
- Resumo do andamento da pesquisa no período;
- Detalhamento dos avanços, incluindo resultados e análises;
- Capítulos já produzidos devem ser anexados ao texto;
- Detalhamento das dificuldades enfrentadas e as soluções tomadas para contorná-las;
- Cronograma de atividades atualizado.
Instruções mais detalhadas para a elaboração do relatório estão disponíveis neste documento.
Modalidade do evento
8. O evento será presencial?
R: Sim. Todas as apresentações serão realizadas presencialmente, entre os dias 25 e 27 de agosto de 2025, no prédio da Letras da FFLCH-USP, Edifício Prof. Antonio Candido.
Inscrição
9. Como fazer a inscrição no ENAPOL?
R: Por meio de formulário on-line no site do evento (https://enapol.fflch.usp.br) durante o período de 06 a 20 de junho de 2025. Para mais detalhes, consulte a seção "Edital" ou "Datas".
10. A inscrição no evento é paga?
R: Sim. A taxa de participação em 2025 é de R$ 30,00, a ser paga via Pix (a chave será divulgada no formulário de inscrição). O comprovante deve ser anexado ao próprio formulário no ato da inscrição.
11. É possível solicitar restrições de dias para apresentação?
R: Sim. Restrições de dias e horários devem ser informadas no ato da inscrição, no campo próprio do formulário. A comissão se encarregará de avaliá-las. Solicitações enviadas posteriormente não serão aceitas.
Apresentações
12. O que deve ser apresentado no ENAPOL?
R: O objetivo das comunicações é apresentar o estágio atual da pesquisa. Pode-se apresentar um recorte do desenvolvimento da pesquisa. No caso de pessoas ingressantes no 1º semestre de 2025, é permitido apresentar apenas o projeto.
13. É possível apresentar um trabalho diferente da pesquisa realizada no Programa?
R: Não. Todos os trabalhos devem referir-se exclusivamente à pesquisa desenvolvida no mestrado ou doutorado.
Certificado
14. Há emissão de certificado de participação?
R: Sim. Todas as pessoas que apresentam comunicação oral e os ouvintes com frequência mínima de 75% de participação recebem certificado.